quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Jesus cuida de nós!


Uma coisa é sofrer por fazer coisas erradas. E outra, por fazer o que é certo. Mas acontece. E quando a tempestade explode, carrega para longe a idéia ingênua: se fizer o que é certo, jamais sofrerei.
Basta perguntar para o casal fiel cujo berço está vazio e o ventre é estéril.
Basta perguntar ao empresário cujo trabalho honesto o premiou com uma inflação galopante.
Basta perguntar ao estudante que marcou posição defendendo a verdade, e acabou recebendo zombarias; à professora de Escola Dominical que aceitou uma classe, e ficou cansada; etc.
E assim os ventos sopram.
E assim o barco balança.
E assim os discípulos perguntam: "Por que essa tempestade, e onde está Jesus?" Já é ruim estar numa tempestade. E ainda sozinho?
Os discípulos já estavam no mar há quase 9 horas. João nos diz que eles remaram seis quilômetros (João 6:19). É uma longa noite. Quantas vezes correram os olhos pela escuridão à procura do Mestre? Quantas vezes gritaram-lhe o nome?
Por que Ele tanto demorava?
Por que Ele tanto demora?
Conta-nos Marcos que, durante a tempestade, Jesus viu que seus discípulos "se fatigavam" (Marcos 6:48). Ele os viu no meio da noite. E, tal como um pai amoroso, esperou. Esperou até a hora certa, até o momento certo. Esperou até perceber que era hora de chegar, e então chegou.
O que fazia com que aquela fosse a hora certa? Não sei. Por que a hora nona era melhor que a quarta ou quinta? Não consigo responder. Por que Deus espera até o dinheiro acabar? Por que Ele espera até a doença se prolongar? Por que prefere esperar até chegar ao outro lado do túmulo para responder as orações que pedem cura?
Não sei. Só sei que o tempo dEle sempre está certo. Só posso dizer que Ele fará o melhor. "Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?" (Lucas 18:7).
Mesmo que vc nada ouça, Ele está falando. Mesmo que vc nada veja, Ele está agindo. Com Deus não há acidentes. Cada incidente é planejado para nos levar mais perto de Si.
E então, que faz Deus quando enfrentamos a dor? Que faz Ele enquanto estamos na tempestade? Você gostará de o saber. Ele vela por nós. Jesus não estava no barco; havia ido ao monte a fim de orar (Marcos 6:46). Jesus orava. Isso é notável. É ainda mais notável que o Mestre não haja interrompido a oração quando seus discípulos começaram a lutar. Mesmo ouvindo-lhes os gritos, continuou orando.
Por quê? Duas respostas possíveis. Ou Ele não se importava ou confiava na oração. Acho que vc sabe a resposta certa.
Na hora certa, Deus chega. Do jeito certo, Ele aparece. Portanto, não pule fora. Não desista! Não largue os remos! Ele é por demais sábio para larga-lo; é por demais amoroso para machuca-lo. Quando não conseguir vê-lo, confie nEle. Jesus está fazendo uma oração que Ele mesmo responderá!!!